10 anos de casamento – Como lidar com os problemas?


10 anos de casamento implicam uma grande luta, e muito amor também. Não é à toa que existem fases de relacionamento, como a dos 5 e dos 7 anos, na qual muitos casais se separam.

Ultrapassar todos os obstáculos durante 10 anos de casados já é um grande feito, mas não é só pelo facto de se ultrapassar a crise dos 7 anos de casamento que as coisas acalmam e tudo se torna perfeito.

Depois de 10 anos, aquelas memórias de romance e lua-de-mel estão tão longe que é difícil nos lembrarmos delas. Por isso existem grandes probabilidades de aparecerem problemas na relação.

Como lidar com os problemas aos 10 anos de casamento

Não se trata mais de uma questão de adaptação, ou discutir os planos para um futuro próximo. Mas ainda assim existem problemas novos que surgem aos 10 anos de casados.

Amigos vs Casal

A esta altura do casamento é provável que vocês pareçam mais amigos que dividem uma casa do que propriamente um casal.

De facto, viver uma relação duradoura exige muito esforço de parte a parte para manter a chama da paixão acesa como no início. É importante que se mantenha o romantismo. Não é por estarem casados há tanto tempo que devem deixar de lado palavras bonitas e acções meigas.

Tédio

O casamento não é, de todo, um conto de fadas em que tudo corre como o planeado. Não é porque casaram, tiveram filhos, e compraram uma casa que tudo se torna fácil. Antes pelo contrário. A rotina e o tédio podem destruir o romance, peça fundamental para uma vida a dois feliz.

Sexo

Pois é. Depois de 10 anos o sexo já não se mostra tão empolgante. A vida sexual tem também suas crises, seus altos e baixos. Podem ser causadas por questões mentais ou físicas, como o stress, a ansiedade, ou uma doença. Os filhos também parecem não ajudar muito à intimidade do casal.

É importante que ambos se deitem à mesma hora e não deixem os carinhos, beijos e abraços só para o quarto.

Intolerância

Com o tempo a tolerância vai-se perdendo. Enquanto no início da relação se era mais compreensivo com tudo, quanto mais o tempo passa, menos compreensivo e tolerante se tende a ser. Esta é uma luta que ambos têm de travar, pois sem tolerância fica difícil levar adiante qualquer relação.

Festejos

Com o passar do tempo deixam de se festejar os pequenos, e os grandes, momentos. No início era muito provável que vocês saíssem sempre para jantar, dançar, ou viajar quando alguma data especial se aproximava. Mas isso ficou lá atrás. 10 anos depois já nem se festeja o aniversário de namoro.

Tentem comemorar todos os bons momentos que tiveram. São sempre datas especiais e farão com que vocês se lembrem do quão foram felizes.