4 atitudes que não o deixam libertar-se de pensamentos negativos


A felicidade está directamente relacionada com a capacidade de manter a positividade ao longo do nosso dia. No entanto, existem algumas atitudes que não o deixam libertar-se de pensamentos negativos, impedindo-o de desfrutar dos bons momentos.

Se já se deu conta de que a sua vida é sempre pautada por pensamentos negativos, está na hora de perceber porquê. Muitas pessoas vivem as suas frustrações e complexos por toda a vida, sem que nunca os tenham resolvido interiormente.

É importante tirar algum tempo de reflexão para poder analisar-se e resolver algum problema que esteja a impedi-lo de viver plenamente e feliz.

4 Atitudes que levam a pensamentos negativos

Além das causas que mencionamos anteriormente, existem algumas atitudes que não o deixam libertar-se de pensamentos negativos. Veja quais são aqui.

1 – Raiva / Ódio

A raiva e o ódio são atitudes que não o deixam libertar-se de pensamentos negativos. Estes sentimentos só nos destroem a nós mesmos, não deixando que sejamos felizes e realizados.

O ressentimento, o ódio e a raiva faz com que nos tornemos pessoas desconfiadas de tudo e todos, e consequentemente tornam-se pessoas fechadas, não sociáveis.

Uma consequência da raiva e do ressentimento é a vontade de vingança. No entanto, quando pensamos em vingar-nos de alguém, não estamos a magoar o outro, mas a nós, que nos coloca num estado de frustração e inquietação constante.

É importante deixar de lado estes sentimentos, deixar para trás o passado, e perdoar de verdade. Só assim seguiremos em frente, felizes e em paz.

2 – Culpa

Todos cometemos erros, ninguém é perfeito. Mas existem erros que nos fazem sentir culpados pelo resto da nossa vida, embora não devêssemos.

A culpa é uma atitude que não o deixa libertar-se de pensamentos negativos, podendo levar, até, a um quadro depressivo.

3 – Ciúmes / Inveja

Sem dúvida, a inveja é um dos piores sentimentos que podemos nutrir. Não é à toa que vários teóricos atribuem a este sentimento muitos males do mundo.

Quando alimentamos o sentimento de inveja e ciúme, eles crescem em nós, tornando-nos pessoas conflituosas e mal-humuradas. Não há nada que possa vir de bom daí.

4 – Auto-desvalorização

Se é verdade que valorizarmo-nos em demasia nos torna pessoas egoístas e egocêntricas, também é verdade que se nos desvalorizarmos nos torna pessoas deprimidas e com falta de confiança e amor-próprio.

Todos nós temos defeitos e virtudes, e por isso somos pessoas únicas, insubstituíveis. Sabermos do nosso valor faz com que vivamos em paz connosco e com o mundo.