5 Fases do Amor: Maioria dos casais não passa de metade


Existem 5 fases do amor, mas a maioria dos casais não passa de metade. Quer saber quais são essas fases? Então leia este artigo.

O amor não é sempre igual. De facto, assim como nós, o amor também se vai transformando ao longo do tempo.

Num artigo publicado no MenAlive, o psicólogo Jed Diamond afirmou que a maioria dos casais desiste da relação durante a terceira fase do amor. Conheça qual a terceira.

5 Fases do Amor

1 – Paixão

A primeira fase do amor é a paixão. Sem dúvida, esta é a fase mais envolvente de qualquer relacionamento. Não conseguimos pensar em mais nada, em mais ninguém. O nosso corpo liberta várias hormonas, conhecidas como as hormonas do amor, como a oxitocina, dopamina, estrogénio, testosterona e serotonina.

São precisamente essas hormonas que nos fazem sentir tão bem.

2 – Comprometimento

Nesta fase os sentimentos acalmam. Existe uma sensação de maior segurança. Os laços amorosos ficam mais fortes e é durante esta fase que a maioria dos casais forma a própria família.

É comum que as pessoas achem que esta é a última fase do amor, e por isso ficam felizes por terem encontrado a pessoa certa para viver ao seu lado para o resto da vida.

3 – Desilusão

Esta, sim, é a fase de grande teste para os casais. De facto, a maioria dos casais desistem nesta fase do relacionamento. Poderá aparecer lentamente, ou de um momento para o outro.

É nesta fase que surgem os problemas e as discussões. Começamos a ver o nosso parceiro com outros olhos e quase nem conseguimos identificar a pessoa que está ao nosso lado.

É aquela fase em que nos perguntamos onde está a pessoa pela qual nos apaixonamos.

Para ultrapassar esta fase é importante olhar para a pessoa que está ao nosso lado sem expectativas. Desta forma podemos aprender a amá-la e admirá-la do jeito que é, com qualidades e defeitos.

4 – Amor verdadeiro

Quando conseguimos superar todos os problemas da terceira fase, surge uma força quase sobrehumana na relação. As pessoas têm consciência da força do seu amor, os laços estreitam-se e tornam-se muito mais cúmplices.

5 – Transformação

A última fase do amor é caracterizada por um estado de plenitude total, onde não existe espaço para preocupações. O casal sabe que conseguem ser mais e melhor quando estão juntos. Eles ganham consciência de que todas as transformações pelas quais sofreram em nome do amor valeu a pena, e acreditam que podem usar esses ensinamentos para mudar o mundo, juntos.