6 remédios naturais para tratar aftas e feridas na boca


Não há nada mais incómodo que aftas e feridas na boca. Embora pequenas, elas são bastante dolorosas e muito desconfortáveis. Está a passar por algo assim? Aqui trazemos-lhe 6 remédios naturais para tratar aftas e feridas na boca.

As aftas desenvolvem-se na boca e, como se trata de um local de grande humidade, a sua cicatrização é bastante difícil. Tendo em conta o grande desconforto destas pequenas feridas, aqui mostramos-lhe alguns remédios naturais para tratar aftas e feridas na boca que resolvem o problema de forma rápida.

6 remédios naturais para tratar aftas e feridas na boca rapidamente

As aftas são muito recorrentes, mas a verdade é que ninguém sabe, de facto, a causa para o seu desenvolvimento no organismo. No entanto, podemos afirmar que alguns factores podem ajudar ao seu aparecimento, como:

  • Alimentos cítricos e/ou ácidos
  • Stress e ansiedade
  • Doença gastrointestinal
  • Distúrbio nutricional
  • Sistema imunitário enfraquecido

Para facilitar o convívio com estas feridas dolorosas, experimente estes 6 remédios naturais para tratar aftas e feridas na boca.

1 – Sal

O sal é um poderoso anti-séptico. Além de bastante eficaz, é barato. Para tratar aftas e feridas na boca, misture uma colher de chá de sal num copo de água morna. Depois enxague com a mistura. Repita três vezes por dia.

2 – Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio também é um anti-séptico e tem a mesma eficácia que o sal para tratar aftas e feridas na boca. Misture um bocado de bicarbonato em meio copo de água. Enxague e bocheche.

3 – Água oxigenada

Um dos remédios naturais para tratar aftas e feridas na boca mais poderosos é a água oxigenada de 10 volumes. Coloque numa cotonete e passe na ferida, três vezes por dia. Este tratamento não deve exceder os 5 dias.

4 – Desinfectante

O desinfectante bucal, tipo Listerine, é excelente para aliviar as aftas e feridas na boca. No entanto, se for um desinfectante muito forte, não deve usá-lo muitas vezes.

5 – Gelo

O gelo é um dos desinflamatórios mais conhecidos e poderosos. Além de travar a inflamação, ele deixa a zona anestesiada. 

6 – Iogurte

O iogurte é rico em bactérias e ácido do leite que ajudam a alterar o pH da boca. Isso vai frear a formação de bactérias no local. Comer iogurtes todos os dias ajuda a tratar aftas e feridas na boca. Pode também colocar o iogurte directamente nas feridas a tratar.