Castelo de Marienburg, na Alemanha, foi vendido por 1 euro


O príncipe Ernst August von Hannover vendeu o Castelo de Marienburg, na Alemanha, pelo preço simbólico de 1 euro. Este castelo, no estado da Baixa Saxónia, era a residência oficial da dinastia.

A família encontrou na venda do Castelo uma solução para preservar o palácio, assim como o seu inventário, para o público. O “felizardo” comprador é a empresa LIemak Inmobilien. Esta comprometeu-se a renovar a residência, num valor estimado em 30 milhões de euros.

A dinastia alemã não poderia comportar tais despesas, e por isso resolveu vender a propriedade do século XIX para que a conservação do castelo fosse feita. Este palácio comporta 135 quartos e a manutenção da residência estaria a levar toda a riqueza pessoal do príncipe.

Já há 14 anos o príncipe leiloou tesouros artísticos no valor de 44 milhões de euros para pagar dívidas e fazer a renovação de uma das torres que estava a cair.

O Ministério da Cultura frisou a necessidade de se preservarem os monumentos importantes para a identidade da Baixa Saxónia, sendo este castelo um deles.

Será criada uma fundação cultural para administrar aproximadamente 1700 obras de arte do castelo. Esta será presidida pelo príncipe que afirma que, embora de uma forma diferente, sempre continuará unido ao Castelo de Marienburg.