Dicas para lidar com o stress de forma adequada

O stress faz parte da nossa vida diária. Pode até ser benéfico, quando em doses baixas. No entanto, quando os níveis de stress disparam, a nossa saúde fica comprometida. Por isso trazemos-lhe aqui algumas dicas para lidar com o stress da melhor forma.

Em situações normais, o stress pode trazer benefícios, pois dá-nos energia para ultrapassar momentos de tensão. O problema dá-se quando não conseguimos controlar o stress que sentimos, sendo bastante prejudicial.

A boa notícia é que existem algumas estratégias para conseguirmos controlar os níveis de stress. Confira estas dicas para lidar com o stress de forma adequada.

5 dicas para lidar com o stress

Existem vários tipos de stress, por isso nem todas as estratégias funcionam da mesma maneira para todas as pessoas. Por isso é recomendável que cada um de nós encontre a melhor de entre as dicas para lidar com o stress que funcione para si.

1 – Exercício físico

As pessoas que praticam exercício físico de forma regular demonstram menos ansiedade e são capazes de superar mais rapidamente os estágios iniciais de stress.

Com a actividade física, o organismo liberta endorfinas, as quais são analgésicas. Além disso, reduz-se a actividade hormonal, tendo menos cortisol no organismo, o qual é responsável por estimular o stress.

Outra vantagem é que o sono melhora. Uma boa noite de sono significa uma mente descansada, essencial para combater o stress.

2 – Ioga

De entre os vários desportos, a Ioga mostra-se a mais eficaz no combate ao stress. A prática de ioga assemelha-se à toma de um ansiolítico, ou antidepressivo. Por isso é tão eficiente no combate ao stress e ansiedade.

3 – Meditação

Muitas pessoas conseguem resolver os seus problemas com o stress através da meditação. Quando meditamos, a nossa mente concentra-se na respiração e nos elementos que nos rodeiam. Assim conseguimos afastar-nos da fonte de stress.

4 – Antidepressivos e ansiolíticos naturais

Algumas ervas têm propriedades antidepressivas e ansiolíticas. Por isso, uma das nossas dicas para lidar com o stress é experimentar algumas infusões e chás, como a valeriana, erva-cidreira ou chá verde.

5 – Diversão com a família e amigos

A nossa família e amigos são sempre uma boa companhia para os momentos de grande tensão. A nossa última das dicas para lidar com o stress é, precisamente, passar tempos divertidos com a família e/ou amigos.

Caso nenhuma das nossas dicas para lidar com o stress traga resultados, procure um profissional que seja capaz de ajudá-lo. É essencial lidar com quadros de stress nos estágios iniciais para que estes não evoluam para algo mais sério, como depressão ou ansiedade crónica.