Estes óleos aromáticos ajudam a acabar com a insónia e a dormir melhor


Ter uma boa noite de sono é imprescindível para a saúde e para o nosso bem-estar. No entanto, a vida moderna muitas vezes impede-nos de “desligar” e ter uma noite de sono reparador.

O stress e a ansiedade levam muitas pessoas a ter noites mal dormidas e insónias. Se não é fã de comprimidos, estes óleos aromáticos podem ajudar.

Óleos aromáticos que ajudam a dormir melhor

Os óleos aromáticos que mostraremos a seguir atuam em certa medida no sistema nervoso parassimpático, o qual é responsável pelo relaxamento, repouso e sono. Por isso ajuda a acabar com as insónias e termos uma noite de sono reparadora.

Lavanda

O óleo de lavanda é um dos mais usados em aromaterapia. Ele tem um efeito poderoso no sistema nervoso, conhecido como relaxante e sedativo. Por isso é muito usado em quem tem problemas para adormecer.

Pode usá-lo num difusor, ou fazer massagens no rosto, braços, mãos, pescoço e pés.

Laranja

O óleo de laranja tem propriedades sedativas e calmantes, por isso é muito útil para casos de insónia. É também usado em casos de stress, ansiedade e depressão.

Tangerina

O óleo aromático de tangerina é excelente para promover o descanso e o relaxamento. Coloque algumas gotas deste óleo num difusor antes de dormir.

Valeriana

A valeirana é uma erva sedativa e calmante, usada em vários medicamentos para dormir. O óleo desta planta também se mostra muito eficaz para ter um sono reparador. Coloque 15 a 20 gotas num difusor ou faça massagens com o óleo no pescoço, rosto, mãos e pés.

Camomila

Já as nossas avós nos davam chá de camomila quando precisávamos acalmar-nos. O óleo desta flor também é usada em aromaterapia para relaxarmos.

Para combater a insónia deve fazer massagens com este óleo aromático, ou cheira o frasco.

Manjerona

O óleo de manjerona reduz a pressão arterial e ajuda-nos a libertar o stress diário. Também ajuda a respirar melhor, o que é bastante útil quando estamos constipados.

Lúcia-lima

O óleo de Lúcia-lima é excelente para combater a ansiedade, e por isso ajuda-nos a ter uma noite de sono tranquila.

Além disso, é muito eficaz no combate da depressão, além de ser um excelente analgésico. Deve diluir duas gotas deste óleo em água e consumir 3 vezes ao dia.