Estudo revela que gatos imitam comportamentos bons e maus dos donos


Foi feito um estudo que encontrou uma relação muito próxima entre o comportamento dos gatos e dos seus donos. O estudo foi publicado na revista científica Plos One, mostrando que a personalidade dos gatos é idêntica à dos seus donos.

Foram avaliados mais de 3 milhares de donos usando o Modelo dos Cinco Grandes Factores, o qual mede cinco traços de personalidade reconhecidos pela psicologia – neurotismo, sociabilidade, extroversão, escrupulosidade e abertura a novas experiências.

Foi também avaliado o histórico de saúde dos gatinhos, assim como o seu comportamento.

A descoberta foi mais surpreendente do que se esperava, pois a correlação entre as personalidades e comportamentos dos gatinhos e os seus donos foi bastante grande.

A probabilidade de uma gatinho agir de forma mais agressiva, ansiosa e medrosa aumenta proporcionamente à instabilidade emocional do dono.

Descobriu-se também que os gatitos têm mais propensão à obesidade quando têm donos neuróticos. Pessoas com escrupulosidade elevada têm gatinhos mais sociáveis. Os gatinhos que adoram passear na rua geralmente têm donos muito extrovertidos.

Assim como acontece com as crianças, parece que os nossos animais de estimação também aprendem muito connosco.