Factos interessantes sobre espelhos, o objecto mais intrigante da história da humanidade


Os espelhos são, sem dúvida, misteriosos. De tal forma que foi considerado o objecto mais intrigante da história da humanidade. Aqui ficam alguns factos interessantes sobre espelhos.

Espelhos como objectos de divinação

Na antiga Grécia, os espelhos eram usados por feiticeiras para fazerem divinação. Os specularii também usavam os espelhos para verem o passado, mas também o presente e o futuro.

Espelhos como portal de viagem para outros mundos

Os egípcios faziam espelhos com cobre polido. Este material estava associado a Hathor, uma deusa que era a personificação feminina do disco solar e, por isso, deusa do amor, beleza, magia e sexo.

Já os astecas usavam obsidiana para produzir espelhos. Estes acreditavam que os objectos misteriosos estavam associados ao deus Tezcatlipoca (espelho fumegante). Este era o deus da noite, da memória ancestral e do tempo. Ele usaria os espelhos para viajar para o submundo.

Espelhos captam energia da Lua

Os chineses acreditavam que os espelhos tinham a capacidade de capturar a energia dos astros, em especial da Lua. O primeiro imperador da dinastia Qin chegou mesmo a afirmar que os espelhos permitiam ver as características das pessoas que refletiam no espelho.

Espelhos como alvo de superstições

Os espelhos são, sem sombra de dúvida, os objectos com mais superstições a ele relacionadas. O facto de trazer 7 anos de azar caso se parta é apenas uma delas, vinda já dos tempos dos romanos que acreditavam que a nossa alma ficava presa no espelho caso se partisse.

Ao contrário dos Romanos, os paquistaneses acreditam que quebrar vidro, ou espelhos, é um bom sinal. Segundo a tradição, um vidro partir-se significa que o mal e o azar estão a ir embora.

No teatro, acredita-se que se deixarmos alguém olhar-se no espelho acima dos nossos ombros antes de um espectáculo traz azar. Também não existem espelhos em cima do palco.

Espelhos e Vampiros

Se já viste alguns filmes de vampiros sabes que a sua imagem não é reflectida nos espelhos. Esta crença deve-se ao facto de que algumas culturas crêem que os espelhos são capazes de reflectir a alma da pessoa. Como os vampiros, ou outras criaturas demoníacas, não têm alma, o seu reflexo não se vê no espelho.

Gostaste destes factos interessantes sobre espelhos?!