Lições sobre relacionamentos que devemos aprender


Os relacionamentos que temos ao longo da nossa vida, amorosos ou não, ensinam-nos sempre grandes lições. De facto, sabermos algumas dessas lições pode ajudar-nos nos relacionamentos futuros.

Se umas coisas temos de aprender por conta própria, outras podemos bem aprender sem ter de dar com a cabeça na parede. Por isso reunimos aqui algumas das lições mais importantes sobre relacionamentos que todos nós devemos aprender, o quanto antes.

Lições sobre relacionamentos importantes de saber

1 – Relacionamento sem companheirismo não existe

O companheirismo é a base de qualquer tipo de relacionamento. Um casal que não é capaz de se apoiar mutuamente nunca seguirá adiante. O mesmo vale para outros relacionamentos, como amizades e familiares.

2 – Desconfiança destrói

Um relacionamento com desconfiança não termina bem. Ninguém vive feliz a desconfiar do outro, nem a ser alvo de desconfiança.

Por seu lado, a autoconfiança e a segurança em nós mesmos ajuda a manter o relacionamento saudável, livre de ciúmes excessivos, pois sabemos o nosso valor.

3 – O melhor é sempre mostrar aquilo que sentimos

Muitas vezes preferimos esconder os nossos sentimentos, talvez para não nos mostrarmos frágeis ou vulneráveis. Mas independentemente daquilo que estamos a sentir no momento, o melhor é sempre mostrar os nossos sentimentos.

4 – Nunca se conhece alguém a 100%

Podem passar 1, 10, 20, 40, 100 anos. Nós nunca conhecemos o outro a 100%. Há sempre algo mais a descobrir. Nós só conhecemos aquilo que o outro nos quer mostrar.

5 – As diferenças são saudáveis

Muitas pessoas julgam que se devem relacionar com outras que sejam iguais a elas, ou, pelo menos, muito parecidas. Mas a verdade é que as diferenças são saudáveis e fortalecem uma relação.

6 – As discussões são fundamentais

Nenhum relacionamento é sempre feliz, nem nenhum relacionamento é perfeito. Por isso as discussões estão presentes em qualquer tipo de relacionamento. E são as discussões que nos fazem “acertar agulhas” e seguir em frente, mais fortes e unidos.

7 – Ceder em alguns momentos é importante

É certo que não devemos transformar-nos noutra pessoa para agradar o outro, mas ceder em alguns momentos é fundamental para que o relacionamento dê certo. Sem esquecer, é claro, a reciprocidade.