Pessoas tóxicas: Saiba como identificar


Pessoas tóxicas podem transformar a nossa vida completamente. Com elas vem também um ambiente pesado, que nos rouba a alegria e o bom humor.

Afastarmo-nos de pessoas assim é essencial para podermos ser felizes. A sua presença é tão negativa que nos impede de levar a vida da melhor forma. Não tenha medo de afastar as pessoas que lhe fazem mal.

Como identificar pessoas tóxicas

Para identificar pessoas tóxicas devemos olhar para os seus perfis psicológicos. Existem 4 grupos onde podemos agregar este tipo de pessoa, com as suas características bem distintas. Todas elas são consideradas tóxicas por diversas razões.

Devemos notar que para identificar este tipo de pessoa não podemos olhar para um choque de personalidade, ou para situações em que se discute ou se troquem pontos de vista diferentes. Olhamos, sim, para uma regra, para uma norma de conduta constante.

Violento

Um dos tipos de pessoas tóxicas é o violento. Estas pessoas são más por natureza e sentem prazer em ver o outro sofrer. Mais ainda, eles gostam de causar dor nos outros à sua volta.

A violência, verbal ou física, disfarçada ou não, não pode ser tolerada ou desculpada de forma nenhuma. É muito importante manter uma pessoa assim longe de nós.

Nada pode justificar que gritem connosco, que nos humilhem, que nos ataquem ou que nos insultem. Raiva, humilhação, mau humor e intimidações não podem fazer parte da nossa vida.

Sanguessuga

Estas pessoas são egoístas ao mais alto nível. São aquelas pessoas em que primeiro estão eles, depois eles, depois eles e só muito depois os outros, e quando não há nada mais importante. Sabe aquela pessoa que só liga quando precisa? São o que chamamos de sanguessugas.

Pessoas assim não sabem o que é ser um verdadeiro amigo. Por isso é muito importante afastar-se delas o quanto antes. Experimente agir como ela e veja como reage.

Negativo

Um dos tipos de pessoas tóxicas mais prejudicial é este. Pessoas negativas vêem sempre o lado mau das coisas, mesmo quando se trata de uma boa oportunidade. Qualquer que seja a situação, este tipo de pessoa vê sempre o lado negativo.

Se, quando fala com essa pessoa e partilha projectos, sonhos, ou qualquer outra coisa, ela só tem coisas negativas a dizer e coloca-lhe medo, está diante de uma pessoa tóxica.

Quando estamos ao lado de uma pessoa assim acabamos por estagnar, com medo de arriscar e seguir em frente, sempre com dúvidas.

Invejoso

Se existe um tipo de pessoa tóxica por eleição, esse tipo é o invejoso. Ter alguém ao nosso lado que inveja tudo o que temos, que conseguimos, deixa um ambiente negativo, além de terminar numa traição.

Para um invejoso não existe um caminho para o triunfo, só existe o triunfo. Por isso ele não consegue ver todo o esforço que alguém fez para conseguir alcançar os seus objectivos.

Este tipo de pessoas tóxicas idealizam a vida dos que o rodeiam. É comum que sofram de complexo de inferioridade.

Você tem pessoas tóxicas ao seu lado? Afaste-se o quanto antes, para o seu próprio bem.