Porque as zebras têm listras? Os cientistas tentam responder


Já te perguntaste porque as zebras têm listras? Os cientistas tentaram responder a essa pergunta e parece que já existe uma resposta.

Ao que tudo indica, as listras confundem os insectos e, por isso, as zebras encontram-se protegidas de algumas doenças fatais que são propagados por esses voadores.

Estudo revela porque as zebras têm listras

Os cientistas descobriram que os insectos têm mais dificuldade em pousar nas zebras do que em outros animais de cor uniforme, como o caso dos cavalos.

Tim Caro, da Universidade da Califórnia-Davis, e o autor da pesquisa, demonstrou que as moscas aproximam-se das zebras mas não conseguem pousar nelas. Isso acontece porque as listras as deixam desorientadas ao ponto de não conseguirem desacelerar, batendo nelas, ou simplesmente passando por elas.

Das hipóteses colocadas na mesa para a presença de listras nas zebras, esta é a que melhor explica o facto. As outras hipóteses seriam a de camuflagem, para os predadores não os identificarem; a de função social, para que se reconheçam; e para termorregulação.