Tipos de Liderança: Conheça as diferentes formas de ser líder


Sabia que existem diferentes tipos de liderança? É até bem provável que já se tenha deparados com diferentes tipos de líderes no trabalho. Aqui vai ficar a conhecer as diferentes formas de ser líder.

O papel de liderança é fundamental para que empresas funcionem da melhor forma. No entanto, a maior parte dos líderes de empresas não faz ideia de como exercer o seu papel, adoptando perfis errados.

Todos os tipos de liderança dão frutos, no entanto, é preciso que o tipo escolhido seja colocado em prática da forma correcta.

De facto, o que mais vemos por aí são patrões que não sabem o que quer dizer ser um bom líder.

Autoritários mas que não fazem ideia de como exercer a sua autoridade.

Por isso, aqui trazemos-lhe tudo o que precisa saber para exercer o seu papel na perfeição.

Tipos de Liderança

1 – Autocrática

Este é um dos tipos de liderança que mais predomina em Portugal, mas colocado em prática da pior forma. Sim. Porque também é preciso saber-se ser autoritário.

Neste tipo de liderança todas as decisões estratégicas são feitas pelo líder e todos os colaboradores têm regras rígidas a serem cumpridas.

Quando executado da forma correcta, estes líderes conseguem uma grande agilidade nos processos de decisão, e os colaboradores são muito produtivos quando a pressão e a presença do líder se faz sentir.

Este é um dos tipos de liderança que dá bons resultados em situações que exigem um alto nível de controlo dos processos. 

2 – Democrática

Estes líderes são muito receptivos à participação dos colaboradores e aceitam sugestões de toda a equipa.

A grande preocupação destes líderes é ver a sua equipa satisfeita e motivada. Por isso tendem a estimular bons relacionamentos.

Neste tipo de liderança existe uma grande interacção entre os líderes e os colaboradores, todos se sentem mais motivados e geralmente os trabalhadores são mais responsáveis.

Este é um dos tipos de liderança úteis quando existem equipas de trabalho com grande maturidade. É também eficaz quando o líder se sente inseguro quanto às decisões a tomar.

3 – Liberal

Este tipo de líder tem como pressuposto que todos os trabalhadores são maduros e por isso não precisam assim tanto dele.

Por isso eles deixam os trabalhadores à vontade, sem os acompanhar de forma constante.

O líder, então, ocupa-se da organização das tarefas, da sua delegação, e é responsável por manter a equipa motivada.

Neste tipo de liderança a equipa sente-se mais livre para tomar decisões, e existe uma grande confiança no ambiente de trabalho.

Este é um tipo de liderança que só funciona quando as equipas são experientes, com profissionais especialistas e responsáveis.

4 – Situacional

Este é um tipo de liderança mais complexo, pois leva em consideração vários níveis de maturidade das pessoas.

Assim, o líder adapta o seu próprio comportamento de acordo com o trabalhador, de forma a impulsionar os resultados ao nível individual, e não grupal.

Com este tipo de liderança é possível ter uma grande flexibilidade na actuação, o tempo do gestor é otimizado, o que aumenta a produtividade, e é capaz de desenvolver a maturidade da equipa.

Este tipo de liderança é muito útil em empresas que acompanham o ritmo das inovações tecnológicas. 

5 – Coaching

Este é o último dos diferentes tipos de liderança. A principal preocupação destes lideres é a de desenvolver o potencial de cada um dos colaboradores.

O líder deve identificar as habilidades de cada um dos trabalhadores, de forma a que estimule a autoconfiança deste.

Com este tipo de liderança existe uma grande cooperação e os membros da equipa são comprometidos.

É muito útil para negócios que invistam no capital humano, mas é necessário que os lideres estejam disposto a dedicar-se inteiramente ao desenvolvimento de todos os colaboradores.