Winston Churchill: Terá sido um vilão supremacista da raça ariana?


Depois de ter sido considerado o maior britânico de sempre num inquérito feito pela BBC em 2002, surgem agora controvérsias quanto à sua bondade. Terá Winston Churchill sido mesmo um vilão supremacista da raça ariana?

Ao que tudo indica, o primeiro-ministro britânico que liderava o país na II Guerra Mundial acreditava na supremacia branca. Além disso, ele considerava os indianos como uma raça inferior.

Pior do que isso, ele defendeu o uso de gás venenoso contra tribos não civilizadas, afegãos e curdos.

Winston Churchill: Um antissemita?

Na época, o antissemitismo era comum e, por isso, não era de estranhar que o próprio Winston Churchill fosse, também ele, um antissemita.

Apesar de todos os indícios apontarem nesse sentido, os apoiantes do ex-primeiro-ministro britânico afirmam que esse pormenor deve ficar de lado perante a grande liderança deste durante a II Guerra Mundial, lutando contra os nazistas.

Um vilão para os mineiros?

Além de ser acusado de antissemita, Churchill é acusado de ser um vilão para os mineiros. Foi acusado de reprimir um protesto de mineiros em 1910, quando enviou soldados para o País de Gales, ainda como Ministro do Interior.

Churchill: Assassino em Massa?

Um membro nacionalista do Parlamento da Escócia acusou ainda Winston Churchill de ser um assassino em série. Segundo ele, foi o primeiro-ministro o verdadeiro responsável pela morte de 3 milhões de pessoas em Bengala (Índia), na década de 40, ao agravar os efeitos da fome na região que resultou do fracasso das safras de arroz e da invasão de Burma por parte dos japoneses.

Madhusree Mukerjee, autor do livro A Guerra Secreta de Churchill, acusa o primeiro-ministro de recusar os vários pedidos da Índia por trigo, além de continuar a exigir arroz e combustível para suprimentos de guerra.

Churchill: Vilão ou Herói?

De facto, Churchill achava que os brancos eram uma raça superior e forte. No entanto, isso não significa que ele fosse a favor do extermínio, como era Hitler.

Quanto aos mineiros, ele foi acusado de ter uma mão dura. De facto foi, tendo sido, a partir daí, uma prova contra os sindicatos.

Apesar de duras críticas, não podemos esquecer que olhar para os acontecimentos da época com os olhos de hoje é errado. A verdade é que Winston Churchill fez, sim, um bom trabalho, apesar de ter ele, também, a mentalidade da época eduardiana.