O matador dos pampas foi encontrado Brasil

Publicidade

Um estudo publicado no Zoological Journal of the Linnean Society, descreve os restos mortais encontrados em São Gabriel, no sul do Brasil, de um dos maiores predadores que já existiu no período Permiano, na América do Sul.

As peças encontradas pertencem a uma criatura que viveu há cerca de 265 milhões de anos, muito antes do período dos dinossauros. O fóssil do Pampaphoneus biccai foi encontrado em 2019 e segundo o professor da UNIPAMPA, Felipe Pinheiro o seu comportamento assemelha-se ao dos grandes felinos actuais.

Publicidade

A descoberta inclui a identificação do tamanho do animal, que poderia ter atingido até 3 metros, pesando até 400 quilos. A identificação dos dentes também mostra a capacidade do predador de mastigar ossos e animais de médio porte.

Na altura, os estudos sobre as peças encontradas não foram logo finalizados devido às restrições da pandemia da COVID-19. A espécie Pampaphoneus já havia sido estudada num fóssil encontrado em 2008. Entre os fragmentos havia um crânio de quase 40 centímetros, ossos de pernas e costelas.

Livro Grátis de Apostas Desportivas